
As vantagens do recrutamento às cegas e como aplicar
10 Abril 2025
Contratar às cegas é um jeito eficiente de focar no que mais importa: as habilidades de cada candidato. Descubra ainda mais vantagens desse método.
Na hora de recrutar um novo funcionário para a sua empresa, as habilidades são, obviamente, o ponto mais valioso e importante. Porém, nem sempre essa é a prioridade, e muitos processos infelizmente ainda são afetados por discriminações e preconceitos.
Foi pensando em como manter o foco no que realmente importa que a prática do recrutamento às cegas foi desenvolvida. Também conhecida como “blind recruiting”, seu nome em inglês, ela ajuda a garantir que os melhores talentos façam parte da sua equipe, evitando que qualquer tipo de preconceito afete o processo seletivo.
Quer saber mais sobre o tema? O blog da Pluxee preparou um conteúdo completinho com tudo o que você precisa saber! Você verá:
- O que é recrutamento às cegas
- Como esse tipo de recrutamento ajuda a fomentar a diversidade nas empresas
- Mas e como criar um programa de contratação às cegas?
- Por que a sua empresa precisa desse formato
Vem com a gente!
O que é recrutamento às cegas
Sabe aquela história de currículo com foto? Ou então perguntando a idade? Tudo isso pode se transformar em filtros para quem está recrutando - o que, definitivamente, não são boas práticas de Recursos Humanos. Para evitar esse tipo de vieses inconscientes (ou até mesmo conscientes) e garantir mais diversidade nas empresas, muitas têm dado preferência por realizar o processo seletivo às cegas.
Nesse modelo, qualquer tipo de dado pessoal que possa interferir na tomada de decisão do recrutador é removido do processo. Ou seja, não há foto, idade, endereço e outras informações do tipo, para que o foco se mantenha no que realmente importa: as habilidades que cada profissional tem, e de quais formas pode contribuir para o crescimento da empresa.
BAIXE O E-BOOK SOBRE BLIND RECRUITMENT
Como esse tipo de recrutamento ajuda a fomentar a diversidade nas empresas
Infelizmente, ainda há muito preconceito dentro do universo corporativo, o que reflete nos indicadores de contratação e também de discriminação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego é de 15,9% para pessoas pretas e de 11,9% para brancas.
Em relação ao gênero, 13,9% das mulheres estão desempregadas atualmente, sendo que o volume cai para 9% entre os homens, de acordo com o IBGE. O cenário também é preocupante no que diz respeito à orientação sexual: para se ter uma ideia, o estudo Demitindo Preconceitos mostrou que 38% dos negócios ainda possuem restrições ao contratar lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e intersexuais (LGBTQIA+).
O recrutamento às cegas ganha relevância justamente por eliminar qualquer tipo de barreira sustentada por preconceito e discriminação.
Mas e como criar um programa de contratação às cegas?
Uma forma bem comum e eficiente de como melhorar o processo de recrutamento e seleção através do recrutamento às cegas é recorrer a empresas especializadas nesse tipo de trabalho, que possuem sistemas que eliminam de maneira prática as informações que podem interferir no processo.
Caso isso não seja possível, sobretudo por conta de questões financeiras, crie um edital bem detalhado sobre o processo seletivo: neste documento deve constar todas as condições para o envio do currículo, como formato e informações que podem ser enviadas.
Na hora de fazer as entrevistas, existem softwares específicos que transformam as imagens em avatares e até distorcem as vozes, e podem ser boas alternativas para voltar as atenções para o que os candidatos estão dizendo.
Por que a sua empresa precisa desse formato de contratação
Além de garantir diversidade e a atração dos melhores talentos, esse tipo de recrutamento e seleção de pessoas ajuda a impulsionar a imagem da empresa junto ao mercado. Quando um negócio está alinhado às práticas de ESG, sigla de Environmental (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança Corporativa), tende a ser mais valorizado junto a parceiros e stakeholders.
Além disso, equipes motivadas são mais criativas e geram mais lucro, sabia? Possibilitar uma troca diária de experiências, vivências e culturas é fundamental para enriquecer as entregas e o aprendizado.
Concluindo
Implementar o recrutamento às cegas é uma das melhores maneiras de abrir as portas da sua empresa para o talento! Você pode começar a colocar essa técnica em prática, seja com a ajuda de uma companhia especializada ou a partir de um processo bem estruturado internamente.
Depois, é só colher os bons frutos de ter uma equipe excelente aí por perto. E se você quiser saber ainda mais sobre o tema, confira o e-book que preparamos, com todas as informações necessárias para você aderir ao formato agora mesmo