PME's: quando investir em benefícios corporativos?
15 Agosto 2024
Pequenos negócios podem ir além do vale-alimentação ou do vale-refeição - e têm muitas vantagens em seguir por esse caminho. Entenda quando dar o próximo passo!
Pequenas e médias empresas têm uma realidade específica. Geralmente, a equipe é reduzida e nem sempre há um profissional de Recursos Humanos olhando somente para o time.
Mesmo com essa configuração, dá para evoluir em alguns pontos, principalmente para motivar quem está trabalhando com você. Os benefícios corporativos são um bom caminho. Quer saber mais sobre o tema? Fique conosco por aqui para ver:
- Benefícios corporativos para PME's: quando ir além?
- Além dos tradicionais: opções de benefícios para engajar a equipe
Benefícios corporativos para PME's: quando ir além?
Além do vale-transporte, que é um benefício obrigatório, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, há duas opções mais comuns entre pequenas e médias empresas.
São elas: o vale-refeição, utilizado para adquirir refeições prontas em restaurantes e lanchonetes, e o vale-alimentação, voltado para a compra de gêneros alimentícios em supermercados, quitandas e hortifrútis, entre outros.
A oferta de ambos não é obrigatória. No entanto, como são regulados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), garantem algumas vantagens para o empregador.
Olha só:
- Ao se cadastrar no PAT, a empresa garante a isenção de encargos sociais, como INSS e FGTS, sobre o valor do benefício.
- Além disso, quando cadastradas no PAT, os empregadores que optam pelo modelo de tributação Lucro Real ainda poderão deduzir até 4% do Imposto de Renda.
Entretanto, dentro do universo dos benefícios corporativos há um mundo inteiro de possibilidades, que podem contribuir muito para a evolução do seu negócio. Quer saber todas elas e de quais maneiras contribuem para turbinar a sua empresa? Te mostramos a seguir.
Além dos tradicionais: opções de benefícios para engajar a equipe
Há diversas possibilidades para pequenos empreendedores que desejam ir além do obrigatório - ou dos mais conhecidos por aí. E todos podem ser contratados por empresas pequenas e médias, com um ou mais colaboradores. Olha só o que você pode oferecer:
Cartão Multibenefícios
Também há a possibilidade de oferecer um cartão que permite ao colaborador escolher como distribuir melhor o saldo recebido (com exceção do vale-refeição e do vale-alimentação). É uma maneira de dar mais autonomia e liberdade de escolha aos profissionais que estão ao seu lado! Aqui na Pluxee, por exemplo, temos um cartão multibenefícios com até sete carteiras integradas.
Olha só quais são elas:
- Vale-refeição: usado para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e bares, entre outros locais semelhantes;
- Vale-alimentação: possibilita adquirir gêneros alimentícios em supermercados, quitandas, açougues e hortifrútis, entre outros estabelecimentos (lembrando que ambos os benefícios não podem ter seus saldos migrados devido a regulamentações bem específicas - veja mais sobre este tema neste artigo sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT);
- Educação: voltado à compra de cursos e capacitações em geral, além de materiais escolares;
- Home office: destinado a quem precisa adquirir móveis de escritório e itens de papelaria, entre outros;
- Mobilidade: valor que pode ser aproveitado para pagar o combustível e até mesmo em carros de aplicativo, entre outras possibilidades que contribuem com o deslocamento dos profissionais;
- Saúde e bem-estar: benefício que contribui para a qualidade de vida das pessoas. É possível utilizar na academia, em diversas formas de apoio à saúde e muito mais;
- Gift: um benefício muito especial, o vale-presente que pode ser utilizado em todos os estabelecimentos. É possível migrar o saldo recebido para todas as carteiras disponíveis. Ou seja, dá para comprar presentes, abastecer o carro, usar em supermercados, na academia e onde quiser! Um presentão daqueles!
Vale-cultura
Pode ser usado em programas culturais, como exposições e cinemas. É uma boa maneira de promover qualidade de vida para as pessoas. Quando isso acontece, a disposição e a criatividade no trabalho melhoram muito!
É fundamental ter em mente que os benefícios não custam muito para o seu negócio - e podem gerar resultados incríveis. Você retém talentos, além de estimular a produtividade e a criatividade. E mais: a sua empresa cresce quando tem pessoas dedicadas e engajadas na equipe.
Concluindo
Se você tem uma pequena ou média empresa, saiba que há um mundo de oportunidades de benefícios corporativos que podem impulsionar a produtividade e o engajamento do time. E o melhor: com preços acessíveis e vantagens fiscais para o seu negócio.
Só que antes de contratar, não esqueça: analise profundamente a sua situação financeira para entender se esse passo cabe no seu bolso. Consulte profissionais especialistas em contabilidade e ouça o seu time. Entenda o que é interessante para eles. Depois, comemore os bons resultados!Quer ajuda nesse processo? Temos consultores que podem te orientar na escolha dos melhores benefícios para o seu time!
Peça um contato preenchendo o formulário abaixo:
Vem pra Pluxee!
Estamos aqui para impulsionar o crescimento da sua empresa
Preencha seus dados e receba o contato de um consultor especializado em PMEs